Rachel Joy Scott foi uma estudante americana da cidade de Denver, Colorado. Ela era cristã, e foi uma das primeiras vítimas do Massacre de Columbine em 20 de abril de 1999. Rachel faleceu aos 17 anos, assassinada por dois colegas, que também tiraram a vida de outros 12 alunos e um professor.
Rachel deixou diários onde relatava sua fé e suas lutas. Hoje seu testemunho e sua história alcançam milhares de pessoas em todo o mundo. Em sua escrita e também em conversas com amigos e familiares, Rachel sempre falava que sentia que Deus a estava preparando para algo. Ela se entregou ao Senhor, mesmo sem saber o quão grande esse gesto seria. Há relatos de que Rachel disse: “Deus não desperdiça nada, nem mesmo as coisas ruins.”
“Ninguém tem maior amor do que este: de dar alguém a própria vida em favor dos seus amigos.” (João 15:13)
O filme "I'm Not Ashamed" (Uma Vida com Propósito) é baseado na vida de Rachel Joy Scott.
Há também alguns livros sobre a história de Rachel e textos de seus diários. Infelizmente, ainda não os encontrei em português:
The Journals of Rachel Scott: A Journey of Faith at Columbine High (Inglês)
Rachels Tears de Beth Nimmo, Darrell Scott, Steve Rabey
Chain Reaction: A Call to Compassionate Revolution (Inglês)
Rachel's Tears: 10 Years After Columbine... Rachel Scott's Faith Lives on: The Spiritual Journey of Columbine Martyr Rachel Scott (Inglês)
Que a história de Rachel seja encorajamento para nós hoje. Que possamos aprender a entregar ao Senhor Jesus tudo que temos: nossa vida, nossos planos, nosso futuro, nossa família. Deus quer nos usar para sermos suas testemunhas, quer nos usar como “sal da terra e luz do mundo” (Mateus 5: 13-14).
“Vós sois o sal da terra; ora, se o sal vier a ser insípido, como lhe restaurar o sabor? Para nada mais presta senão para, lançado fora, ser pisado pelos homens.
Vós sois a luz do mundo. Não se pode esconder a cidade edificada sobre um monte; nem se acende uma candeia para colocá-la debaixo do alqueire, mas no velador, e alumia a todos os que se encontram na casa.
Assim brilhe também a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai que está nos céus.” (Mateus 5:13-16)
Embora não seja sem sofrimento, seguir os passos de Jesus nos salva. Precisamos estar atentos ao chamado do Senhor. Sua voz ecoa em nossos corações todos os dias e nos diz: “Desperta, ó tu que dormes, levanta-te de entre os mortos, e Cristo te iluminará.” (Efésios 5:14).
Deus sempre chamou os jovens para se posicionarem, para andarem com Ele. “Jovens, eu vos escrevi, porque sois fortes, e a palavra de Deus permanece em vós, e tendes vencido o Maligno.” (1 João 2:14). Que possamos ser jovens que buscam ao Senhor, que pregam a palavra de Deus, que fazem de suas vidas um testemunho diário da graça de Deus. Que o Senhor encontre em cada um de nós um “servo fiel e prudente”. “Quem é, pois, o servo fiel e prudente, a quem o senhor confiou os seus conservos para dar-lhes o sustento a seu tempo?” (Mateus 24:45) “Disse-lhe o senhor: Muito bem, servo bom e fiel; foste fiel no pouco, sobre o muito te colocarei; entra no gozo do teu senhor.” (Mateus 25:21).
Eu sei que Deus jamais abandona os seus filhos. Ele não abandonou Rachel. E ele não nos abandona hoje. Ele está conosco o tempo todo. “De maneira alguma te deixarei, nunca jamais te abandonarei.” (Hebreus 13:5). O Senhor conhece nossas lutas, nossas dificuldades, nossos pecados, mas também conhece nosso coração, como nos arrependemos e sempre nos voltamos à Ele. “Conheço as tuas obras — eis que tenho posto diante de ti uma porta aberta, a qual ninguém pode fechar — que tens pouca força, entretanto, guardaste a minha palavra e não negaste o meu nome.” (Apocalipse 3:8). O Senhor Jesus quer fazer de nós vencedores, assim como Ele venceu a morte e o pecado. Ele prometeu que voltaria para nos buscar. “Venho sem demora. Conserva o que tens, para que ninguém tome a tua coroa.” (Apocalipse 3:11).
Eu creio que Rachel venceu. E cumpriu o que o Senhor pediu dela: um testemunho fiel que alcançou muitas almas e as levou de volta para os braços do Senhor. Eu creio que Rachel irá reinar com o Senhor Jesus. “Ao vencedor, dar-lhe-ei sentar-se comigo no meu trono, assim como também eu venci e me sentei com meu Pai no seu trono.” (Apocalipse 3:21).
No vídeo "COLUMBINE 1999 - LÁGRIMAS DE RACHEL", o pai de Rachel, Darrell Scott, apresenta seu testemunho e conta um pouco sobre o legado de fé que Rachel deixou. Ele lembra da pergunta que foi feita no funeral da filha. O pastor Bruce Porter perguntou às pessoas: “Quem vai carregar a tocha que Rachel deixou cair?” Que possamos responder:
“Eu vou”.
“Disse-lhe Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em mim, ainda que morra, viverá.” (João 11:25)